SubMBL – Subgraves para as MBL 126

Categorizado como Destaque, Subwoofers Marcado com , ,

O roteiro

Um amigo de longa data tem um par das refinadíssima MBL 126 , caixas conceituadas do fabricante alemão MBL. Uma book de custo elevado e um eventual upgrade estava fora de questão. Ele em parceria com outro amigo, projetou um par de subwoofers para servir de complemento para as danadas, já que sua sala é bem generosa e ele um cara que gosta de bons graves…

Eu entrei na história apenas para desenvolver e executar um projeto sobre um olhar meramente estético dentro do que eles já haviam projetado, ou seja, tinham definido o volume por gabinete e o alto-falante que iriam usar, que inclusive já estava comprado.

Era um desafio estranho, pois a própria book tem um visual bem diferente como verão a seguir…

Depois de alguns estudos, eis que nasce o que mostro nas imagens abaixo, uma espécie de subwoofer em formato de cachorro bravo. rsrsr

Inspiração & ideias

A Marcenaria

Os amigos fazem parte da turma dos exagerados, ou seja, definimos que todo o projeto seria montado com MDF de 25mm e que por consequência do próprio desenho, teve parede com assustadores 10cm de espessura.

Como não tem almoço grátis foi um trabalho louco para juntar, colar e ajustar tantos cortes e etc..etc..

Os Detalhes

Para não ter que jogar esse parrudinho direto ao chão e até para desacoplar, providenciei um pé em madeira maciça usinado em CNC que é encaixado em um rebaixo no próprio gabinete.

Os alto-falantes foram fixados com parafuso do tipo allen e com porcas de inserto (acho que é esse o nome…)

A pintura

Aqui viria a ser a parte mais tensa da brincadeira, pois eu teria que jogar um preto muito similar ao original, mas o pior mesmo era ter que pintar com tantas junções e tentar ter um resultado agradável sem defeitos. Não foi fácil, uma novela que rendeu muito mas ao final, até que gostei. 🙂 😀

Um pequeno vídeo

Fiz um subwoofer DIY para complementar a caixa de som audiófila MBL 126 #shorts
Assista a este vídeo no YouTube.
Copyright- Uso autorizado

Na sala e considerações

A book por si só já tem um grave maravilhoso e a inclusão desse módulo de graves foi apenas para dar um peso extra lá na oitavas bem baixas. O gabinete é selado e os alto-falantes apesar de serem duros, estarão sendo domados por um power de quase 4KW e que os controla com perfeição, na marra mesmo….

O sistema é cortado por um crossover ativo o que permite a inclusão desses graves sem qualquer interferência no refinadíssimo e sofisticado sistema de reprodução do amigo.

Era também uma forma de fazer a inclusão sem grandes riscos e ao final, o que eu ouvi na sala foi no mínimo fascinante. 🙂 😀

Nas fotos ainda não constam o suporte traseiro (vejam na parte da pintura) que serve de apoio para os cabos das caixas e nem as telas, que são redondas e acoplam pelas laterais nos alto-falantes. Atualizo quando der… rs

Compartilhe: