Processador By Miguel Nabuco – Uma realização impressionante

Categorizado como Temas Diversos

Sou muito amigo do Miguel Nabuco, uma amizade construída ao longo do tempo com muito respeito, sinceridade e cumplicidade em torno de um mesmo objetivo comum, que é a possibilidade de se ter algo muito bom feito de forma artesanal.

Certa vez, em uma das inúmeras conversas ao telefone, ele se propôs e realizar a construção de um "aparelho" que de certa forma, nunca vi para vender e com uma paulada só, resolver muitos dos meus problemas.

Mas que aparelho é esse afinal?

É basicamente um pré-amplificador, mas com detalhes que o tornam muito especifico, como mostro abaixo:

Entradas:
– Pré de linha convencional;
– Pré de phono para cápsula MM;
– Entrada Bypass (para usar com outro pré ou receiver do HT)

Saídas:
– De linha comum;
– Um segundo par extra para espetar 2 powers em caixas bi-amp;
– Crossover ativo de 2,5 ou 3 vias

Crossover Ativo:
Poderei "rotear" a saída para um crossover ativo já incorporado no próprio aparelho. Esse crossover poderá ser "jampeado" para trabalhar em 3 vias ou em 2,1/2 vias, nesse caso, usando apenas uma saída da via de graves, que nessa situação faz a mixagem para um canal MONO.

Amplificado de Headphone:
– Essa foi a cereja do bolo, a inclusão e um excelente amplificador de headphone com comutação automática, plugou e para tudo nas caixas.

Todo o projeto usa operacionais de soquete, possibilitando exaustivos testes dos mais variados nas mais diversas situações, já nasceu com alguns aclamados em situações criticas, como pré ou o de headphone e totalizam mais de 20 em todo o projeto.

Abaixo vou colocar algumas informações que considero bem relevantes.

  • Os 4 capacitores vermelhos grandes, do preamplificador, são capacitores de polipropileno WIMA, de 10uF cada um. Foram utilizados em substituição a capacitores eletrolíticos de 22uF, em série com o sinal. Como capacitores de filme (preferencialmente polipropileno) são muito superiores aos eletrolíticos no sinal de áudio, foi feito uma placa maior com esses capacitores grandes para evitar os eletrolíticos.
  • O chaveamento do sinal foi todo feito com mini relês da Omron, com contatos em prata. Com isso, as chaves do painel frontal não carregam sinal, mas apenas a tensão necessária para acionar os relês. Ou seja, evita-se o uso de cabos de sinal passando pelo gabinete, já que o chaveamento ocorre na própria placa de circuito impresso, através de relês.
  • No crossover, o valor dos capacitores e resistores é crítico para atingir a frequência de corte desejada e um perfeito casamento entre os canais (garantindo que os canais direito e esquerdo sejam cortados nos mesmos pontos). Capacitores com tolerância de 1% não são encontrados no comércio, e por isso foi necessário adquirir aproximadamente 100 capacitores de cada valor, medi-los um a um, selecionando apenas aqueles que estivessem com desvio no valor de até 1%. Ou seja, todos os componentes possuem desvio máximo menor que 1%.
  • Cada etapa do processador possui uma fonte de alimentação própria. No total são 4 fontes (1 para o preamplificador, outra para o crossover, outra para o amplificador de headphones e outra para o pré de phono, a qual já se encontrada integrada na própria placa do pré de phono).

Com o tempo, vou pensar em fazer alguns ajustes cosméticos no gabinete, mas definitivamente é uma obra feita com muita capacidade, capricho e conhecimento do Miguel Nabuco, o qual além de agradecer muito, admiro por sua capacidade de arregaçar as mangas e não se sentir intimidado a EXECUTAR frente a grandes desafios, já que ao meu ver, a capacidade de EXECUTAR é o que difere as pessoas como especiais!

  prc2

DIY Rio_0004_Layer 4 DIY Rio_0000_Layer 0 copy DIY Rio_0001_Layer 1 DIY Rio_0002_Layer 2 DIY Rio_0003_Layer 3 DSCN2485