DAD cPA – Um gabinete em madeira para o PC

DAD cPA – Um gabinete em madeira para o PC

with 32 Comentários

A muito tempo que uso o PC como fonte de música, mas colocar um Note toda hora no rack e ficar espetando cabos nunca foi uma solução das mais elegantes.

Montar apenas um PC convencional, por melhor que seja também passa bem longe do ideal, já que a fonte chaveada, aliada aos diversos coolers e hds convencionais costumam ser uma fonte de problemas e interferências, fora o próprio ruído natural, que em um ambiente silencioso sempre aparece com mais força.

A solução ideal é montar micro 100% fanless e livre de qualquer parte móvel, em outras palavras, não tem nada que se mova ou qualquer ventilador, por menor que seja.

Pesquisando bem, me deparei com a placa mãe que mostro abaixo que é uma das poucas placas do mercado que aceita fonte linear de 12v a 19v direto na placa, tem um consumo baixíssimo, geralmente na casa de apenas um dígito pois nunca consome mais que 9W.

O micro não precisa de mouse, teclado ou monitor e o seu acesso será por meio da rede, usando ferramentas de Desktop Virtuais, seja por qualquer outro micro ou por um tablet/celular.




Quanto ao player, sempre fui fã incondicional do Foobar (http://www.foobar2000.org/), acho fantástico um freeware ser tão poderoso, flexível, capaz e depois de testar um monte de “controles” via tablet com Android o que mais gostei foi esse aqui: FoobarCon

Sei que mais cedo ou tarde, vou ter migrar/alternar com o JRiver  (http://www.jriver.com/) mas espero que o controle via tablet seja tão completo e intuitivo como esse do Foobar, adorei ver informações completas dos artistas, navegar com filtros infinitos, ter a letra da música sincronizada com o que toca e etc..etc.. muito show mesmo, veja algumas telas que eu capturei brincando no sofá e comprovem, aliás, o prazer de ter isso a mão é tão legal quanto ter a capa de um LP, podem acreditar…

export_01 export_02 export_03export_04export_05

Mas as possibilidades com softwares são imensas, se grana na fosse problema certamente escolheria a dupla Roon (https://roonlabs.com/) + HQPlayer (http://www.signalyst.com/consumer.html)

Em termos de qualidade, tudo leva a crer que o Bug Head Emperor (http://oryaaaaa.world.coocan.jp/bughead/) é imbatível, mas ter quer lidar com aquela interface é bem complicada.

Uma opção que ao meu ver corre por fora e possivelmente pode ser a escolha definitiva para quem testar com calma, é o maravilhoso HySolid (http://www.hysolid.com/)

E no meio de minhas descobertas, fica a dica de 2 simpáticos players:

Resonic – https://resonic.at/home

Tomahawk – https://www.tomahawk-player.org/ – esse com uma proposta MUITO interessante de juntar bibliotecas locais com virtuais em diversos sistemas.

Dopamine – http://www.digimezzo.com/software/dopamine/ – Uma interface absurdamente sofisticada, que de certa forma me cativa a cada audição, acabou virando o player titular para testar e ouvir coisas novas com fone ainda no PC de trabalho.

 

Prosseguindo… toda a biblioteca de música está em um HD USB externo, até que eu termine a montagem de um NAS que vai possibilitar rotinas profissionais de backup e o acesso passa a ser pela rede, podendo estar inclusive em qualquer lugar distante da casa.

O legal disso é ter facilidade de upgrade e manutenção, vou fazer usando o FreeNAS (http://www.freenas.org/)

Um detalhe importante é que estou montando esse PC para trabalhar em conjunto com um DAC que tem entrada USB, ou seja, espeto o DAC no PC e do DAC para o sistema, por suas saídas analógicas, nesse tipo de “aproach” o PC vira apenas um tipo de transporte de dados, para muitos, o melhor tipo de transporte que pode existir.

Vamos ao que interessa, tem horas que eu adoraria ser um cara um tanto normal, mas a questão é simples, um amigo foi aos EUA e trouxe  placa mãe (Intel DN2800MT) que eu tinha muito interesse, olhei para placa e tive uma daquelas ideias divertidas e a tentação era muito grande para não arriscar…

Para isso usarei um HD do tipo SSD (foi presente do amigo Marcello) e como fonte uma normalmente usada em Notebooks. A placa tem entrada direta para esse tipo de fonte, sem qualquer adaptação, é simplesmente espetar.
03-b 31j8cZUYSfL._SS400_ fonte-carregador-notebook-sim-6050-6051-4400-6165-genuina_iZ4401XvZxXpZ5XfZ128217284-455739783-5.jpgXsZ128217284xIM
Como quero botar o PC na estante da sala, não queria ter um gabinete com cara de PC, queria algo personalizado e ideias sempre temos aos monte, mas precisava de algo factível e sem muita complicação para fazer com meus limitados meios e ferramentas.

De preferência com custo zero ou algo muito acessível. Depois de algumas reflexões, decidi que usaria apenas “trilhos” de armários e móveis em geral, alguns arrebites e madeira, basicamente isso aqui e tudo de sucata.
DSC_1358

Corta aqui, junta ali e a estrutura básica está montada, só no arrebite.
DSC_1039 DSC_1042 DSC_1045
Como lidar com metal definitivamente não é o meu forte, comecei a cortar e planejar o uso da madeira ou melhor, do MDF…
DSC_1119 DSC_1112 DSC_1118
Madeira definitivamente é o que tem de pior para dissipar, a placa não esquenta nada, mas por ser de 18mm não custava ao menos dar uma reduzida na espessura e botar mais metal para dar uma melhorada no trato do calor, ou na pior das hipóteses, apenas não piorar.
DSC_1127 DSC_1131 DSC_1133
Ufa, começa a ganhar um formato bem legal… apesar de ter ficado arrependido de ter feito os furos e deixar o parafuso aparente, a ideia era lembrar gabinetes convencionais mas hoje eu teria feito sem qualquer parafuso aparente… quem sabe em uma nova versão.
DSC_2043 DSC_1122 DSC_1123
Se é para áudio, tem que ter Spikes né.. cada maluco.
DSC_1138 DSC_1140 DSC_1143
A frente em si me gerou muitas dúvidas mas sempre esbarrava na mesma ideia, ao final, acho que ficou bem interessante simplesmente um chapinha convencional, como de um gabinete de amplificador…
DSC_1146DSC_1155
Restava ainda colocar LEDs (power e HD) e algum botão ON/OFF, testei alguns botões e ao final, no conjunto da obra preferi o retangular  de gosto duvidoso aos redondos, alguns até com LEDs incluso.
Queria imprimir algo também como marca. Imprimir em madeira não é nada simples ou tão fácil, mas ao final, depois de testar várias soluções eu achei uma etiqueta da PIMACO (modelo  0085) que é um adesivo em papel translúcido, imprimi a laser e ficou simplesmente perfeito.

Como devem ter reparado, deixei o gabinete sem fundo ou tampo traseiro, a ideia é gerar um fluxo de refrigeração eficiente e pelo testes que fiz, a máquina está simplesmente perfeita. Na tela abaixo podem ver trabalhando em apenas 43º mas em minha sala em um dia com temperatura média de 37º ou seja, passou no teste com louvor.

Os mais atentos verão que está tocando uma faixa em DXD com 352Khz que gera um fluxo de quase 17000kbps, uma loucura com mais de 1giga só dessa faixa e tocando sem qualquer engasgo ou dificuldade, não usando nem 10% do processamento.
tela_cPA ETIPC0085 (1)
Se você chegou até aqui, vale ver finalmente o resultado final que eu suspeitamente achei fantástico e espero que goste também… rsrsrs
DSC_1441DSC_1443DSC_1445DSC_1454

Já passeando com seus parceiros em um evento muito legal de fones.
pcdac_o

32 Respostas

  1. Unknown
    | Responder

    Parabéns pelo projeto. Sempre me perguntei porque os PCs são todos iguais (agora a moda é gabinetes black piano). Você transformou o que poderia ter sido um gabinete comum em uma obra de arte. <br /><br />Augusto.

    • Renato - DiyAudio
      | Responder

      Valeu mesmo, dei uma atualizada com mais informações!<br /><br />Abração,<br /><br />Renato

  2. Luciano Cézar
    | Responder

    Parabéns, uma obra-prima simplesmente.

    • Renato - DiyAudio
      | Responder

      Muito obrigado!!!<br /><br />Faço por prazer, receber elogio torna tudo melhor..rs<br /><br />Abração,<br /><br />Renato

  3. eduleite
    | Responder

    Renato, preciso de uma dica sua. Tenho uma placa M-Audio 192, conectada a um DAC Benchmark, e uma placa de vídeo de boa resolução, conectada à uma TV Full HD. Minha placa base pifou e não sei o que comprar para substituí-la (me avisaram que tenho que subsituir também o processador e a memória). Vc teria alguma indicação sobre o que comprar? <br /><br />Abraços<br />Eduardo Leite – RJ

    • Renato - DiyAudio
      | Responder

      A M-AUDIO é PCI? <br /><br />Você joga ou apenas para ouvir música e ver filmes?<br /><br />Abração,<br /><br />Renato

  4. Thenno
    | Responder

    Renato, reparei que essa placa intel tem saída hdmi, sabe informar a configuração de vídeo da mesma, tipo quanto tem de memória de vídeo, ou então o modelo da placa mãe.Esses spikes são aquelas tampas de vinho?<br />Meus parabéns pelo projeto!!!!<br /><br />Abraço.<br /><br />Thenno.

    • Renato - DiyAudio
      | Responder

      Meu Caro, tudo bem? <br /><br />Siga os links do post que tem o manual… <br /><br />Mas o legal dessa placa é ter entrada DC, mas roda video FullHD redondo com o driver adequado para win7 32bits, já que não existe ainda driver de aceleração gráfica para win8 ou 64bits para essa placa.<br /><br />Fique a vontade!

  5. JIAP
    | Responder

    Show de bola!!<br />Peça maravilhosa!!<br /><br />Parabéns!<br /><br />Abraço!

  6. Thenno
    | Responder

    Meus comentários não foram aceitos?!?!?!:(

  7. Minofz
    | Responder

    Projeto bem interessante, o gabinete ficou realmente fantástico. Mas como você vai utilizar um DAC externo e vai rodar armazenar remotamente os arquivos me ocorreu a dúvida de porque não optar por algo mais simples como o Raspberry Pi?? algum louco já deve ter feito alguma versão de os com kernel realtime para uma aplicação desse tipo.

    • Renato - DiyAudio
      | Responder

      Pois é, depender de algum louco que não me agradava… rs<br /><br />Essa placa é de certa forma acessível, muito pequena e me oferece toda a flexibilidade que um PC convencional permite.<br /><br />Meu DAC também dependia de um driver para WIN e isso foi de certa forma um limitante. Agora já tem um para o Linux, mas ainda em estágio beta…<br /><br />Mas já comecei a olhar meio atravessado para

  8. Flávio Costa
    | Responder

    Renatão,<br /><br />Você é o cara!!<br /><br />No início eu concordei em retirar os parafusos aparentes da tampa; mas sabe que eles ficaram charmosos depois de pronto??<br /><br />No meu setup eu tenho duas entradas, uma digital (meu cd player NAD) e outra analógica (meu toca discos Thorens). Essa solução que você apresentou é o que estou buscando para complementar a parte digital. Fantástica!

    • Renato - DiyAudio
      | Responder

      A dor ensina a gemer, dizia meu pai…<br /><br />Gabinete é apenas uma consequência disso, os que eu gostaria de ter custam uma fortuna e eu jamais pagaria. 🙂 😀

  9. Jonathan Peruffo
    | Responder

    Não tenho nem palavras para descrever o quanto isso ficou bom. Resumindo: Simples, Bonito e fácil de fazer.<br /><br />Se tivesse uma nota de 0 a 100, daria 200. Parabéns.

  10. fuck2012
    | Responder

    Já tinha elogiado no HTForum, mas não me canso de dizer:<br /><br />&quot;Maravilhoso&quot;<br /><br />O bom gosto, a iniciativa e a solução, todos de se aplaudir de pé!!!!<br /><br />Uma Pascoa mágica para você e sua família.<br /><br />Grande abraço.<br /><br />Wagner

    • Renato - DiyAudio
      | Responder

      Meu Caro,<br /><br />MUITO OBRIGADO!!!!<br /><br />Faço por diversão, receber elogios deixa tudo melhor.. rs<br /><br />Abração,<br /><br />Renato

  11. fgoes
    | Responder

    Caro Renato, vi o seu CPA, boa placa-mae mas nao gostei, pq vc nao ta usando fonte linear.<br />Por que?

    • Renato LS
      | Responder

      Olá, tudo bem?<br /><br />Não entendi ao certo… pode ser mais claro?<br /><br />Do que não gostou?<br /><br />A placa tem uma entrada DC, posso usar qualquer fonte linear, e já estou providenciando uma.<br /><br />Abração,<br /><br />Renato

  12. Fabbio
    | Responder

    Parabéns Renato pelo trabalho. As suas obras de arte são fantásticas!<br /><br />Você acha que é possível montar um PC parecido com esse e que tb rode vídeo (ISO BD 3D) diretamente de um NAS?<br /><br />Obrigado.

    • Renato LS
      | Responder

      As necessidades para vídeos são bem especiais. Eu testei e rodou ISO de BDs, mas não foi o meu foco e por isso não sei se posso te ajudar com muitas informações…

  13. Claudius
    | Responder

    Caríssimo Renato,<br /><br />primeiramente parabéns pela construção e ideia que teve ao montar um PC para rodar arquivos digitais junto do Home theater. É uma solução fantástica!<br /><br />Por ora, desculpe por perguntar, mas por quanto sai um aparelho destes? Pergunto porque, infelizmente, não tenho habilidades manuais para construir um e, caso tenha interesse, gostaria de adquirir um de você.<

  14. Wilian Moreira
    | Responder

    Bom dia Renato! fiquei impressionado com a simplicidade e beleza de sua contrução! algo unico que valoriza muito! abs e parabens! por causa de sua ideia minha construção da minha sala será totalmente personalizada!

  15. Alan Baldo
    | Responder

    Boa noite, acabei de descobrir seu blog.
    Pode ser uma expressão das antigas, mas conforme fui lendo o post fui falando:
    – Da hora!

    – Da hora!

    Mesmo fazendo bastante tempo já este projeto, não posso deixar de perguntar, como você citou um software pra Media Center, conhece o KODI (antigo XBMC) ? http://www.kodi.tv

    Parabéns pela sua arte.

    • Renato Lira
      | Responder

      Sim, conheço o Kodi e gosto dele, mas apenas para vídeos e afins.. 🙂

  16. Renato
    | Responder

    Renato, sim o Kodi é para vídeos também, e funciona muito bem com áudio, o Kodi tem uns plugins que vc instala e fica sensacional, tem o canal do Alex que ajuda muito:
    https://youtu.be/Ulu5k9XRO-I

    • Renato Lira
      | Responder

      Eu uso o Kodi, apenas não gosto dele quando o uso é exclusivo para áudio. Falta recursos e há uma dificuldade em manipular grandes bibliotecas.

Deixe uma resposta