Impedância nominal de uma caixa acústica

Categorizado como Artigos Marcado com

A Impedância varia com a frequência

Como esse é um tema sempre de muita resistência (reconheço, péssima brincadeira…rs ), vou falar umas “abobrinhas” para um melhor entendimento.

Primeiro devemos entender que a impedância de uma caixa acústica varia com a frequência e isso pode ser uma pegadinha extremamente perigosa dependendo da caixa e independente do que consideramos como impedância nominal, ou seja, aquele valor que referimos quando perguntamos se a caixa tem 4, 8 ou 16ohms por exemplo…

Vejam o gráfico abaixo da B&W 602, uma caixa vendida como sendo 8ohms. De onde saiu esse maldito 8ohms???

Eu não sei e como ela tem muitas no mercado, reparem que ela fica o tempo bem abaixo dos 8ohms.

1123

Valor nominal

Isso dito, nos resta uma grande questão:  Como definir “nominalmente” o tal valor, sem usar textos que só Deus sabe de onde vieram?

Uma busca mais atenta sobre o tema e vamos descobrir que por convenção devemos (?) usar o menor valor imediatamente depois do grande pico de ressonância da resposta, como mostro abaixo que nesse exemplo seria de 8ohms. (reparem o pontilhado do Nominal Z)

nominalz

Caramba, mas até quando temos regras, temos mais perigos…pois ao traçar isso como definição nada impede de ter uma curva descendo a valores inferiores ao “nominal” em outras regiões do gráfico.

Pela regra acima esse gráfico a seguir deixaria a impedância nominal em 5ohms, mas reparem que ela desce abaixo dos 4 logo depois e isso é mais comum do que se imagina.

Crossover feito por formulas sem equipamentos adequados (em projetos e medições) pode deixar vales assustadoramente perigosos mesmo com componentes de alto valor nominal.

Mas pera lá, como é definido esse tal 8ohms do alto-falante mesmo? hehehe

500x1000px-LL-c12855be_812Emofig1

Mais complicação

Abaixo uma segunda curva com esse mesmo tipo de situação mas que vamos supor um tipo extremamente perigoso de situação.

Reparem que essa curva pelas regras seria “nominal” em algo bem próximo a 8ohms no vale por volta dos 250hz.

Agora imagine você tendo que sonorizar um grande ambiente, possui um belíssimo power que segura 2ohms de carga e quer colocar 4 caixas ligadas em paralelo.  Na teoria seriam os tais 2 ohms que o power foi projetado para trabalhar.

Acontece que um olhar mais atento no revelará que em 1049Hz a curva desce em 6ohms e com isso, ao ligar 4 caixas teríamos 1,5ohms e o risco de acabar com a festa passa a ser simplesmente irremediável. Um técnico só deve estar disponível para olhar, lá pela segunda-feira.. rs

IMAGE4 2

Finalmente

Isso dito, segue abaixo o gráfico das Baubos (uma caixa DIY de minha autoria) que apresenta uma curva maravilhosa para ser empurrada por qualquer amplificador minimamente decente, já que é relativamente plana e com pouca variação.

E baseado no que falei não seria errado afirmar que é uma caixa com impedância nominal de 6ohms, mesmo usando apenas componentes “nominais” de 4ohms nessa versão do crossover.

baubotr

Que rolo hein… rs

Compartilhe: