DAD DUBA
with 2 Comentários

Introdução

Algumas caixas parecem representar como poucas as minhas aventuras nesse fascinante universo de desenvolvimento de caixas acústicas e a que segue abaixo, certamente é um desse casos….

Desde o começo, nunca me importei com padrões, rótulos ou modismos e sempre pautei minhas buscas e construções, pelo resultado final .

Se para isso, for necessário usar 2 woofers de 15″, 2 mids de 8″  e mais um mega tweeter…QUE SEJA ENTÃO!!!!


O Projeto

Eu simulei muita coisa em termos de visual, mas nada me agradou como esse modelo que mostro abaixo..é muito complicado conciliar tantos componentes grandes de maneira agradável e que sua construção fosse factível. De certa forma também explica a razão de algumas das fascinantes JBLs serem assim…

Ao final, ficou diferente de tudo que já fiz e apesar do tamanho brutal, agradável aos olhos, nem que seja somente aos meus olhos… rs


Os Componentes

Tweeter TPL-150 da Beyma, woofer com FS de 29hz mas cone super leve também Beyma e um mid da FaitalPro de 8″. Tudo escolhido com muito cuidado e critério… todos absurdamente espetaculares sobre qualquer olhar. Nunca escutei qualquer tweeter, independente de preço ou marca, com essa qualidade e capacidade.


Muita matéria prima…

Trabalho insano de marcenaria

Vou rever sempre essas imagens para acrescentar novas e quero na avaliação, falar muito desse projeto, pois de certa forma ele define muito do que já fiz e escutei e o que acho muito sinceramente sobre caixas acústicas de altíssima performance.

A transição dos gabinetes

Empilhar as caixas me geravam um resultado péssimo, criei então um peça em MDF com 30mm de espessura que apelidei de “transição”, uma peça esculpida em CNC que possibilite a transição do gabinete bruto dos graves para o conjunto bem menor de MIDs e Tweeter. Foi certamente uma das obras mais complicadas desse projeto, pois além do seu desenvolvimento em 3D (e 3D nunca é o meu forte) eu precisava ter precisão e torcer para poder acabamento em uma peça tão complexa. Como podem ver, com persistência as coisas costumam acontecer….

Em desenvolvimento

Ela já está quase pronta e podem acreditar, ficou incrível. 🙂 😀

Esse post ainda é bem rascunho, pois como são muitas imagens e detalhes, vou jogando e depois refinando todo o conteúdo em si.

2 Responses

  1. Rodrigo Stelle
    | Responder

    ual… se superando cada vez mais, e nos surpreendendo a cada dia hein Renato…. com certeza estamos ansiosos para ver o resultado!!! Não esqueça de fazer um vídeo dela tocando para ficarmos mais extasiados kkkkkk

  2. Emerson
    | Responder

    Já esta ficando muito bonito e porreta o projeto. Levou em consideração a litragem da caixa quando colocou essas “armadinhas” dentro da caixa do médio ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *