MiniSpeaker–O desafio de algo pequeno que soe como grande

Categorizado como Caixas Acústicas Marcado com , ,

A pequena

Eu sempre faço caixas acústicas, mas dificilmente pequenas e sempre houve uma pressão nem sempre velada, para que eu fizesse algo relativamente pequeno. Abaixo minha tentativa de seguir essa linha…

O legal é que em 10 minutos cortei tudo, 5 minutos montei, ou seja, tenho feito no refresco das outras grandes obras e chegou em um ponto que estou adorando e super curioso para finalizar logo.

E como é pequena e muita gente me pergunta como laminar, vou aproveitar para fazer desse post um pequeno tutorial. Eu não sou marceneiro e nem sei se sou a pessoa correta para perguntarem, mas seja o que Deus quiser. 🙂

Montando

DSC_0833 DSC_0835 DSC_0842 DSC_0843

Laminando

É um trabalho para ser feito sem pressa, defina tudo com antecedência, demarque toda a folha/lâmina e corte os pedaços, a fita crepe entra para não rasgar. Faça curativos em cada lugar que esteja mais frágil ou perfurado para evitar que rasgue ou piore durante a colagem.

Use duas “demãos” de cola em cara parte, respeite o tempo de secagem no manual da cola. Marceneiros de verdade costumam usar espátulas eu prefiro pincel usado. 🙂

Junte as partes com extremo cuidado e depois lixe. Será essa lixada que irá “acentar” a folha, tirando suas imperfeições e resistências naturais. Uso uma Lixa 80 para isso!

Cortando e prosseguindo

Corto as “beiradas” com estilete sobre uma madeira de apoio.

Problemas acontecem, como a que escorreguei com a lixadeira e já era tarde. Mas o legal que tudo sempre tem uma solução. A terceira foto é quase macro, ao vivo está bem complicado de ver o problema…

Começando a ganhar forma e já que é para brincar, que seja então com duas cores de lâminas pois vai ficar no fundo mesmo.. E não é que gostei.

Puxando o brilho

Agora vem a parte mais delicada, que vai dar valor a tudo já foi feito. Dei 7 camadas com rolinho de lã, seguido de lixa 220. Depois duas camadas com boneca e lixa 400 e por último, duas camadas usando a esponja como lixa.

O resultado ficou muito bom, eu acho..

Recebi finalmente o MID de 8ohms nacional para dar início aos teste.

Medi curvas de respostas e impedância e parti para projetar cross com o que tinha aqui de componentes, deu um trabalho bem maior que o imaginado. Consegui ao final -3dB de 400hz a 20khz o que pode ser considerado bom pacas, só que o cross não ficou nada simples e aí, e isso tem prós e contras… Tomei uma surra por exemplo para meter o cross dentro da book, mesmo tendo feito de tudo para que fosse relativamente pequeno.

Vou agora tentar bolar um cross mais simples com componentes casados, acho que vou considerar seriamente o uso de capacitores de poliester por conta do tamanho…  A curva de impedância ficou maravilhosa, 8ohms e super amigável com o ponto mínimo em 6ohms por volta dos 5khz, ou seja, qualquer receiver vai empurrar essa gracinha com pés nas costas.

Finalmente

As primeira audições sérias me deixaram babando pela ventas.. Terei que fazer um vídeo com algum mic decente, para terem noção do que estou presenciando e podem acreditar em uma coisa, essa pequena vai dar o que falar!!!!

A segunda foto foi um pedido de alguns amigos engraçadinhos que queriam ter uma referência quanto ao tamanho. Eu ainda pretendo fazer uma máscara pois não me agrada a integração do mid ao gabinete, mas mesmo assim acho que ficou super agradável aos olhos.

Upgrade em 2022

A caixa voltou para colocação de tela e alguns outros detalhes e pode ser acompanhado no vídeo abaixo…

BookFour - Um leve upgrade nessas pequenas grandes caixas
Assista a este vídeo no YouTube.
Copyright- Uso autorizado

Algumas novas fotos

Compartilhe: