RTSub by Roberto Thomé

Categorizado como Temas Diversos

Após 14 dias de trabalho, finalmente conclui a montagem do meu sub cilíndrico passivo.

O drive utilizado foi o Endurance 15”, bobina dupla, da Bravox, que já me acompanha há uns 5 anos e estava montado numa caixa DIY selada ativa.

O cilindro foi todo montado com compensado, 20mm para as bases e o anel de sustentação central, e 6mm para o revestimento lateral. Nessa primeira etapa do trabalho, feita num espaço de aproximadamente 15 horas ininterruptas, contei com a inestimável ajuda dos amigos Cleiton e Craftsman, aos quais agradeço mais uma vez de público. Agradeço também ao Craftsman por gentilmente me ceder as instalações da sua oficina de marcenaria para a realização dessa empreitada.

Para o corte das bases e do anel, utilizei uma tupia, comprada exclusivamente para essa finalidade, o que propiciou um acabamento muito bom, já que foi criado um “berço” para o drive e outro para o duto. O anel central deu uma grande rigidez ao cilindro, que ao ser batido com os nós dos dedos, tem um som metálico.

A segunda etapa do trabalho foi feita no meu quarto de empregada, transformado temporariamente em marcenaria. Utilizando uma lixadeira elétrica, regularizei a superfície da caixa, que foi totalmente selada internamente com cola e barbante grosso. Internamente, também recobri a caixa com o impermeabilizante/redutor de ruídos “Batida de Pedra” da Wanda, sendo que nas paredes do cilindro dei um acabamento chapiscado com uma trincha, de forma a aumentar as características anti-ressonantes do produto. Externamente, usei verniz marítimo para selar a madeira.

O acabamento final foi feito com fórmica preto fosco na base inferior, carpete preto na superfície do cilindro e uma pedra de granito “Preto São Miguel”, acoplada à base superior, onde também se encontra colada a tela de proteção do duto. Os pezinhos são de metal maciço, o que conferiu ao conjunto grande rigidez e estabilidade. O peso total da caixa está em torno de 40 kg e seu volume interno é de aproximadamente 160 L. A sintonia foi feita em 21Hz.

Para as ligações, usei internamente um cabo paralelo 12 AWG da Apature, soldado diretamente ao terminal “Speakon” da Neutrik. O cabo da caixa também é DIY.

No momento, a amplificação encarregada de empurrar o sub e feita por dois canais do Carver Premier (125 W/canal, em 8 ohms – estimo 150 W/canal em 6 ohms).

O resultado final foi surpreendente, pois além de responder muito bem para filmes, esta caixa se mostrou extremamente musical, com graves rápidos e precisos. Alguns amigos que já ouviram a caixa ficaram impressionados com a qualidade dos graves, assim como eu também, com a vantagem de me sentir muito feliz por ter feito eu mesmo essa belezinha.

As fotos foram tiradas pelo amigo Renato, a quem agradeço por também disponibilizar o seu site para a exposição. Obrigadão Renato.

Galeria de Fotos