Uma das maiores alegrias que tenho em manter esse site é pode me deparar com obras bastante curiosas e geniais. Abaixo posto mais um exemplo, dessa vez criado pelo amigo Marcos Lopes que simplesmente desenvolveu todo o trabalho de tupia a partir de uma antiga enceradeira. Estou postando o texto original enviado por ele para ficar mais claro… 🙂 😀 e de minha parte, agora só falta esperar para ver as caixas prontas.
Renato,
Pesquisei na Internet como se abria um buraco para colocar o alto-falante na caixa. Vi que o melhor era uma fresa com CNC. Não vi nenhum lugar que prestasse o serviço. O segundo é usando uma tupia portátil. Uma tupia custa próximo de R$400,00. Muito dinheiro para abrir oito buracos.
Eu tinha um motor de enceradeira que há muito tempo era usado como furadeira, lixadeira e esmeril de bancada. Pensei que ele também poderia ser o motor da fresa. Aí foi só fazer a base usando o material da própria caixa de som: sobras de MDF, parafusos e sarrafos. Comprei também três fresas no ebay.
Durante o trabalho a gente vai aprimorando a técnica. Os grampos que prendem o motor à base ajustam a profundidade do corte. Os grampos que prendem os sarrafos ajustam o diâmetro do círculo a ser cortado. Como o aparelho não é muito acurado eu sempre dava uma margem de segurança nos cortes e ia ajustando aos poucos. Nos sarrafos e na placa vertical da base existem marcações para ajuste do diâmetro e profundidade dos cortes, respectivamente.
É isso.
Abração!
Marcos Lopes