A sala, as caixas e o resultado prático com uma simples mudança de posicionamento

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Juntei a tralha toda de medição e fui brincar com a sala. Acústica é um papo muito pesado (louco de verdade) e por isso não tenho qualquer pretensão que não seja apenas mostrar uma penca de gráficos e a partir disso, montar minhas considerações para que cada um possa tirar ou não as suas próprias conclusões. Seria fantástico se alguém verdadeiramente gabaritado no assunto também pudesse comentar, nem que fosse para falar que medi tudo errado… rs

Alguns pontos importantes:

  • Todas as referências são a partir de minha sala e meu sistema o que certamente invalida nas conclusões para outra realidade, mas certamente mostra alguns caminhos.
  • As medições são pautadas tendo como referência a curva de resposta, fruto do casamento eletrônica/Caixas/Ambiente e isso não pode ser confundido com percepções subjetivas como palco sonoro, ambiência e etc…
  • A caixa acústica tem medições em plano terra uma curva de resposta absolutamente plana;
  • Minha sala tem aproximadamente 6,20m x 4,00m x 2,75m;
  • Para facilitar a visão, dei um Smooth de 1/3 mas posso melhorar a resolução se alguém preferir.

Mas vamos ao que interessa:

  • A ideia era simples, partir de um dado posicionamento e tentar ver até que ponto algumas alterações de posicionamento poderiam afetar a curva de resposta do sistema no ambiente;
  • O sistema tem por default (que chamo de ponto X) um triângulo isósceles com 2m entre as caixas e 2,65 do centro das caixas até o ponto de audição crítica do sofá, onde coloquei o microfone;
  • Por uma questão de logística todos os testes foram feitos apenas com a caixa da esquerda;
  • A partir do posicionamento padrão eu fiz as seguintes mudanças no posicionamento;
    • Caixa paralela;
    • Com toe-in;
    • Com toe-in e inclinada;
    • Caixa paralela afastada 40cm;
    • Caixa paralela adiantada 40cm;
    • caixa paralela adiantada 80cm;
  • Abaixo vou postar todos os gráficos (possuem legendas quando ao posicionamento) e depois ao final, as considerações e conclusões sempre nada conclusivas.  hehehe

Ponto X, default

pontox

Ponto X com toe-in para o ouvinte

pontox_toeinpontox_toein_rtpontox_toein_sppontox_toein_wf

Ponto X com toe-in para o ouvinte e inclinada para o correto “tiro” do tweeter

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Caixa da direita
caixa da direita
Adiantada 80cm a partir da configuração padrão…

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Todas

todas

Agora um pouco de entendimento a partir do que mostrei. Primeiro o quanto é claro que o que ouvimos e chamamos de “som” é nada mais simples que uma profunda interação do ambiente com o que sai a partir dos equipamentos. Então, talvez e como muitos afirmam, ter uma sala adequada possivelmente é o melhor dos investimentos.

Isso fica muito claro quando vemos a uniformidade da curva de resposta independente da situação/posicionamento, onde a sala impôe com mão de ferro a sua assinatura, se assim posso dizer… O que sobra dentro dessa “janelinha” que a sala permite, é onde podemos mexer e aí entraram alguns fatos curiosos e interessantes:

  • A parede tem 4m, mas existe um corredor que me obriga a colocar as caixas nos 3 restantes, na prática a caixa da direita está uns 50cm da parede e a outra quase 1,5m.. eu sempre imaginei que isso causaria um desbalanço bem considerável, mas se repararem a curva da caixa da direita no ponto default, é praticamente idêntica a da esquerda, vai entender.
  • Pequenas mudanças como as de 40cm, fizeram o que sempre falamos de forma pontual, mais perto da parede, mais graves, mais distante um grave mais plano… mas tudo muito tímido, nada tão marcante.
  • Apontar a caixa para ouvinte deu um ganho relativamente marginal nas altas, mas não podemos esquecer que com apenas 3dBs já teríamos o equivalente ao dobro de potência, então, se olharem com atenção dentro do posicionamento default, o melhor resultado seria com a caixa com toe-in e inclinada para o ouvinte.
  • O pulo do gato e o chute do pau da barraca veio mesmo na ultima posição, com 80cm adiantada é onde o ganho é incrível com apenas a mudança de posicionamento, irão notar com facilidade que a curva oscila dentro de um range de aproximadamente 4dBs para mais ou menos e isso são números absurdamente bons para uma sala de audição. Enquanto que nas outras posições, tínhamos praticamente o dobro ou seja, 8dBs para mais ou menos… quando consideramos por exemplo que muitas caixas mesmo as ditas hi-end variam com medições em anecóica de até 6dBs ou 10dBs…
  • Penso que nada é definitivo, mas possivelmente um ajuste fino já nessa posição final de 80cm poderia me mostrar um resultado realmente impressionante em termos de integração sistema/ambiente.
  • Minha sala não é dedicada, como a da maioria das pessoas e isso realmente é um grande entrave. Hoje se fosse o contrário, tentaria outras opções e certamente chegaria em níveis ainda bem superiores e a partir disso, quem sabe montaria todo o sistema a partir desse ponto de referência.Depois volto com calma tentando (pois também tenho dúvidas) falar do que essa mudança representou sobre o ponto de vista acústico olhando pelo Spectograma, RT60 e etc…

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