Apesar do foco principal desse meu site estar relacionado a construção de caixas acústicas, por vezes me sinto quase que na obrigação de falar sobre outros temas e hoje será uma dia desses. Por se tratar de um grande esforço em conjunto, abaixo vou tratar de todos os personagens desse incrível “filme”.
O Roteiro principal
Criar um grupo de interessados em fazer seu próprio amplificador. Nesse post além de reunir todas as informações necessárias irei prover meios de captar os dados de todos os interessados. A ideia inicial é fazer um grupo de compras apenas para viabilizar a confecção das placas junto a uma empresa capacitada, eliminando a necessidade de se fazer em processo artesanal, que pode ser complicado e muitas vezes de resultado altamente duvidoso.
Para um amplificador estéreo, são necessárias duas placas do amplificador, duas da fonte de alimentação para configuração “dual mono”, uma de proteção e algumas auxiliares, no total serão 7 placas ao todo.
Todos os custos serão rateados pelo grupo e não há geração de lucro por qualquer parte envolvida, pelo contrário, como mostrarei abaixo trata-se de um esforço em conjunto para se fazer algo de qualidade mas dentro de uma realidade acessível.
Os personagens
- Amplificador Dx Blame ST – Para quem não sabe é um projeto criado por um carioca chamado Carlos Mergulhão, residente em Pernambuco e que faz um grande sucesso no exterior. O grande diferencial é que trata-se de um amplificador relativamente simples para ser construído mas que apresenta uma performance verdadeiramente boa. Tivemos um exemplar criado pelo amigo Sergio Gallo sendo demonstrado em nosso evento DIY FEST e foi um grande sucesso. Clique aqui que uma busca no Google pode revelar muito mais coisas.
- Carlos Mergulhão – É o autor do projeto, um brasileiro super prestativo que não apenas sabe desse meu post como se colocou a disposição de qualquer pessoa para ajudar com qualquer informação necessária para o sucesso da empreita. Pode ser localizado pelo e-mail carlos.eugenio1951@yahoo.com
Ter esse suporte no nosso idioma é de certa forma quase que uma garantia de sucesso nessa divertida empreitada.
- Miguel Nabuco – Apesar de muito jovem, é um velho conhecido de todos e a pessoa que está sendo responsável por levantar junto com o Carlos todas as informações necessárias para definir a melhor maneira para gerar a confecção das referidas placas. Isso inclui o levantamento dos custos e ainda de projetar algumas placas de apoio como a de fonte e de proteção para alto-falantes e abaixo posto o trabalho fantástico dele.
- HT Fórum – Só estou abrindo esse post para evitar de ferir eventuais regras do fórum, mas é fundamental que assinem ou ao menos fiquem sempre de olho no tópico abaixo, pois é nesse lugar que todas as informações estão sendo tratadas:
http://www.htforum.com/vb/showthread.php/57225-Amplificador-DXÉ importante também pois lá tem dicas sobre componentes, alternativas para implementação, gabinetes, transformadores e etc. Existe também a valiosa contribuição do Duda, um brasileiro residente no exterior que pode comprar alguns componentes especiais para o grupo, agregando qualidade e valor ao projeto. Como são componentes acessíveis e de baixo custo, ele pode nos enviar por correio normalmente.
- DiyAudio.com.br – Esse site será apenas um porto seguro que proverá meios para a captação dos interessados. Vale lembrar que os dados inseridos por futuros pretendentes não serão usados para quaisquer outros fins e servirá apenas para eventuais contatos e para o envio do material quando estiver disponível.