Em uma de minhas divertidas conversas som o grande amigo Miguel Nabuco, sei lá por qual motivo, ficou definido que ele faria um pré bem especial para o meu uso e em contra partida, eu faria uma caixa acústica para ele…
Aqui o pré, que tenho como um verdadeiro xodó em meu sistema:
https://audiokit.com.br/das/?p=148
Ao que interessa, nesse post vou tratar da caixa acústica que já deveria estra pronta, mas que em contra partida também estou tentando fazer o meu melhor para que o Miguel tenha algo muito especial em sua sala.
Os componentes, todos escolhidos a dedo obedecendo o que melhor poderia oferecer no projeto. Um tweeter de Ribbon de grande formato, um médio de domo tido como um dos melhores do planeta e um woofer de 8” simplesmente muito especial.
Já montado no gabinete, algumas medições confirmaram tudo que imaginava. Trata-se de um projeto bem complexo, pois poderá trabalhar com um crossover passivo ou em um sistema com 3 amplificadores com um crossover ativo. Em ambos os casos lidando com filtros de correção em modo passivo, que deve incluir até rede “latice” para acoplamento temporal entre as vias. Se tudo vai dar certo ou o que será a melhor solução, só o tempo dirá, ao menos vamos nos divertir e certamente aprender muito com esse projeto.
O Miguel é um cara de gosto muito conservador, por mim faria uma caixa redonda, inclinada, enviesada e atravessada, ou seja, uma verdadeira loucura/palhaçada. heheh
Depois de muita conversa e argumentos, acabamos definindo que seria no formato tradicional de paralelepípedo, só não imaginava que no peso, ficasse de fato lembrando uma pedra.. rsrsr
Não economizei esforços em travamento, paredes duplas e elementos de dissipação e difusão.
É um trabalho longo (vejam inclusive a gracinha da foto-novela criada pelo não menos engraçadinho e grande amigo Gladison)
Mas um dia finalmente começa a ganhar forma
E aos poucos, ganha cor e definição…
Ainda tem um longo caminho, mas espero que seja rápido e consiga dar uma aparência bem especial a esse projeto que tem sido divertido.