Starkrimson® Mono
Momento de falar dos módulos de amplificadores da Orchard Audio, uma empresa mantida pelo Leo Ayzenshtat, um visionário genial que desenvolveu alguns produtos totalmente fora da curva.
Primeiro eu tive experiência com o DAC e eu não tenho o menor receio em falar que talvez seja o DAC mais especial que eu tenha escutado, independente de custos ou recursos.
Sugiro que veja a minha aventura com o DAC aqui:
https://youtu.be/S8XAimhva4k
O amplificador que estarei mostrando nesse post basicamente é esse aqui, mas com a minha versão DIY do gabinete:
https://orchardaudio.com/product/starkrimson_150w_gan_amp/
Copyright- Uso autorizado
https://youtube.com/c/rediy
O gabinete
Desenvolvi um gabinete totalmente em Massaranduba que por ser muito dura, a princípio nem é adequada para esse tipo de trabalho. Optei por preservar as marcas do tempo, as manchas e os rachados… ao final, achei que ficou com um visual um tanto retrô e gostei muito.
Tecnologia
O amplificador é disponibilizado também em placas na forma de Kit:
https://orchardaudio.com/starkrimson_audio_power_amp_module/
O diferencial desse amplificador e o que deixa as pessoas curiosas, é que ele usa transistores de nitreto de gálio (GaN) em oposição aos de silício tradicionais que são usados em 99% dos amplificadores independente de marca e ou valor… Na teoria, isso tem muitos benefícios. O fato de ser MUITO pequeno e eficiente, em época de custos de energia é a cereja do bolo.
Aqui a tecnologia:
https://orchardaudio.com/starkrimson_technology_specs/
Aqui muitos reviews:
https://orchardaudio.com/starkrimson_reviews/
Avalição subjetiva
Eu já tive muitos amplificadores e ao longo do tempo, desenvolvi uma percepção para “entender a performance” nas primeiras audições por conta da sala e restante do sistema.
O amplificador é totalmente diferente de tudo que já tive e fiquei absurdamente maravilhado no quanto é “suave e doce”… me lembrou muitos valvulados, mas com graves espetaculares.
Diferente também dos digitais que pude ouvir, tanto dos de baixo custo quanto os de melhor reputação… me lembra os Classe A de excelente qualidade, mas com uma “docilidade” até então desconhecida.
Ouvi muitas músicas, detalhes e nuances são reveladas de uma forma tão natural que me fez ficar literalmente encantado. Graves absurdos, altas frequências cristalinas. Em termos de amplificação, foi um choque tão grande quanto de quando ouvi o DAC deles… é único e arrebatador.
Vocal, sopro, música eletrônica, o pequeno gigante toca sem qualquer estresse ou dificuldade e com uma imersão ao evento absurdamente real.
Minimalismo
É importante frisar, que um conjunto formado apenas pelo DAC + AMP teremos um sistema completo de altíssima fidelidade, que cabe quase que literalmente em suas mãos de tão pequenos e elevando o termo “sistemas minimalistas” para outro patamar. Surpreendente isso!
Como devem ter reparado, em breve estarei postando um segundo vídeo onde falarei mais da performance e darei detalhes da fonte que foi montada e de minhas dificuldades, já que lidar com eletrônica ativa nunca foi o meu forte, mas graças a ajuda inestimável de um grande amigo, tudo ficou viável.