PC como fonte verdadeiramente HI-END – Parte 1

Categorizado como Temas Diversos
Adi2 Front Thumb

Compartilhe:

Ultimamente tenho dedicado a ouvir música em um PC minimamente ajustado para essa finalidade, aproveitei inclusive e levei a solução para a casa  de um amigo que tem um ótimo Player de mesa em um sistema muito bem ajustado e nesse dia apesar de não ter feito uma comparação direta, pois não fazia qualquer sentido, podemos comprovar na prática que esse é um caminho sem volta. O amigo ficou realmente impressionado e já está a procura de um PC dedicado…

O que mais me seduz nessa solução está na comodidade de seu uso, nas facilidade e nas possibilidades infinitas que são viáveis a partir de alguns poucos cliques. E a performance é absolutamente encantadora!  Mas como é um assunto complexo e de muitas variáveis, vou resumir alguns pontos e colocar vários links  para que cada um tenha seu próprio entendimento, que sem dúvida pode ser controverso.

Qual PC ?

Eu pensei muito antes de decidir e acabei optando por um Notebook que particularmente considero como muito interessante por ser uma solução relativamente simples se comparado ao desafio de se montar um Desktop que não faça barulho, que apresente performance e que ainda tenha um custo acessível, já que no Brasil é complicado ter fontes, gabinetes e cpus adequadas para um HTPC de qualidade. 

E o preço no Brasil de algo comercial para essa finalidade é realmente assustador. Como temos no Brasil Notes que custam por volta de R$ 900,00 e como as necessidades de performance para música são relativamente baixas, foi essa a minha opção!

Placa de Som/DAC

Precisamos entender que inicialmente o PC é absolutamente um transporte de extrema qualidade por conta de sua natureza e se a busca for por algo muito top, a adoção de um bom DAC externo deve ser considerada. Vou falar um monte de abobrinhas e espero que ao final, tenham esse entendimento. Mas, por favor, nem pense em usar aquela super placa de som “onboard” já disponível no micro… 

Se grana não for problema, considere uma “interface” de som deste nível que indiscutivelmente é top sobre qualquer olhar.

adi2_front 
RME ADI-2 – USD 2.000,00
http://www.rme-audio.com/english/adi/adi2.htm

Ou quem sabe um DAC/USB como o premiado Benchmark USB DAC que custa por volta de USD 1.200,00

dac1-usb-silver_whitebg

dac1-usb_rear

Mas se grana for um problema, ou a ideia não é ter algo tão top, abaixo dou algumas sugestões que merecem atenção, todas com saída RCA e possibilidade de espetar um DAC externo caso o da própria placa/interface não agrade.

web_main_pic_FTP 
M-Audio – Fast Track USD 250,00
http://www.m-audio.com/products/en_us/FastTrackPro.html

  Picture1-8c7334f7ba0c32b2a7bc036eafcf2017
Lexicon Alpha – USD 80,00
http://www.lexiconpro.com/ProductIndex.aspx?ProductID=7

Outra que tem um baixo custo e é super badalada mundo a fora é a Creative USB Sound Blaster Audigy 2 NX que mostro abaixo e merece muita atenção. Alguns fazem up para plugues BNC e usam bateria para alimentar.

audigy-2-nx-large

E para finalizar esse tema, tenho que mencionar a super popular UCA-202 da Behringer que custa lá fora por volta de USD 40,00 e que no Brasil é possível achar por menos de R$ 130,00 

UCA202_medium

Essa é uma placa/Interface bem curiosa quando consideramos o seu custo mas que possui baixa latência, aceita ASIO, usa RCA e tem como DAC o excelente Burr Brown PCM2902. Ela só não é perfeita devido a qualidade de seus opamps…

Abaixo alguns links com medições e testes e vale uma conferida com atenção, fazer de 20Hz a 20 kHz variando somente -0.46, +0.08 é para poucas.

fr

http://www.birotechnology.com/soundcards/html/uca202_line-line.htm

http://www.birotechnology.com/soundcards/html/uca202_hp-line.htm

Abaixo uma foto curiosa para terem uma noção do quanto alguns levam a sério a performance de um pc para música:

155_onkyomod2

Os Softwares 

É quase unânime que o mais apropriado por sua qualidades e característica é o freeware Foobar2000 que já foi alvo de um post meu, veja aqui. Abaixo mostro uma tela com meu uso.

foobar2000

Mas o negócio tem sido tão sério para alguns, que começaram a surgir “players” com propostas minimalistas exclusivas para esse tipo de aplicação, como o cPlay – http://cplay.sourceforge.net/

Ao rodar esse player que considero realmente revolucionário e alucinante pela performance, em várias passagens pude notar uma ligeira vantagem em relação ao Foobar, só não gostei de duas coisas, tenho muita coisa em APE e ele aceita somente FLAC e WAV e a outra coisa é a sua interface, que deixa a do Foobar 300 anos luz a frente… ou seja, é uma interface bizarra e sem recurso algum.

cplayer

Por falar ainda em softwares é fortemente recomendável o uso do Foobar com ASIO e se sua placa não tiver um driver nativo de qualidade, recomendo o ASIO4ALL 

Se sua placa não aceitar ASIO, faça uma busca no Google por Kernel Streaming no Foobar que o resultado deve ser o mesmo. A ideia é criar um “bypass” do mixer nativo do windows, eliminado um monte de problemas inerente ao próprio sistema operacional.

E antes que me esqueça, a proposta toda dessa solução que apresento se baseia na leitura de uma imagem do CD a partir do HD, podendo ser WAV puro ou algum formato LossLess para economizar espaço no disco (FLAC, APE, etc) e a melhor e mais confiável forma de fazer isso é utilizando o conceituado freeware EAC. MP3 JAMAIS.. heheheh

Ainda tenho muito a escrever e espero em breve fazer a Parte 2 deste texto, mas por hora gostaria de sugerir a leitura de um paper que considero obrigatório, onde seu autor disseca de forma profunda tudo que isso envolve. Tanto na parte de software como de hardware:

The art of building Computer Transports

E neste paper, temos textos como este da introdução:

High-end audio is unashamedly expensive. Quality equipment from speakers, amplifiers to cables costs thousands of dollars. Music lovers pay these amounts to reproduce pure music without any form of distortion. This paper targets CD transports with a view to dramatically reduce its cost whilst improve its performance. By using a good quality PC costing ~$1,500 (including a good sound card), one can exceed performances of traditional transports in excess of $20,000. This is achieved by careful implementation of each PC component and the use of open source freeware such as Foobar2000 and EAC.

 

To be continued…
só não sei quando…
hehehe

Compartilhe: