Do que adianta ter um super sistema de áudio, se não houver música com qualidade técnica e artística para ouvir?
O mais curioso é que no meio de tantos formatos (CD, Vinil, SACD, DVD-Audio e etc) temos ainda o controverso e vencedor (?) MP3 que se por um lado unifica e democratiza o ato de ouvir música, por outro, traz como efeito colateral uma péssima qualidade técnica para uma audição verdadeiramente séria em um sistema de alta fidelidade.
Mas é inegável a facilidade que o MP3 possibilita em permitir que dentro de um simples CD, DVD ou outra mídia removível seja colocado um número absurdo de músicas.
Como não tenho a pretensão e nem conhecimento técnico pesado para passar, vou tentar resumir e ser bem direto nesse assunto, espero que gostem e principalmente, entendam…
Tudo começou quando algum curioso de plantão descobriu um software chamado “DigionAudio2 Professional” produzido por uma empresa japonesa e que pode ser achado em uma rápida busca no Google.
Até que um tradutor de japonês me diga o contrário, aparentemente trata-se de um Abandonware ou seja, um programa descontinuado.
O interessante deste Software é a capacidade que ele tem de lidar nativamente com o formato MLP (Meridian Lossless Packing) que é usado para autoração de DVD-AUDIO e tecnicamente é tido por muitos como o melhor formato de áudio já desenvolvido.
DVD Áudio 192 kHz – 24 bits
CD Áudio 44.100 kHz – 16 bits
O outro fato marcante, é que mesmo sendo um formato tecnicamente superior ao CD ele usa um moderno sistema de compactação sem perdas (lossless), o que gera na prática um arquivo de qualidade superior ao original mas de um tamanho menor e isso é de fato surpreendente.
Bom, como já temos meios de ter um formato tecnicamente superior com apenas alguns cliques, falta apenas um meio adequado de reproduzir e aqui entra o detalhe que considero mais importante, que é a possibilidade de botar quase 80 faixas dentro de um simples DVD-R que não custa mais do R$1,00 ou mesmo dentro de um PENDRIVE e rodar através de um Player de mesa e não de um PC.
Ter a praticidade do nosso player do dia-a-dia e seu adorável controle remoto.
Para isso o player precisa “apenas” (?) obrigatoriamente ser compatível com DVD-Audio e isso é mais comum do que possa parecer, incluindo até o meu adorável Proview 858 que custou para muitos apenas R$99,00 em uma promoção do Extra. Ou os badaladíssimos e acessíveis OPPOS ou para quem pode, os extraordinários tops do mercado…
Podem acreditar, uma faixa destas ligadas mesmo no Proview a um DAC externo tornar tudo verdadeiramente muito sério, tão sério que o Proview definitivamente não irá mais para os classificados como estava previsto. 🙂
Já que é para pirar de vez e esquecer que um dia alguma mente brilhante inventou o MP3, sugiro uma visita ao link abaixo para efetuar o Download gratuito de algumas faixas no formato DXD, onde apenas uma faixa pode chegar a 1Giga… podem baixar pois são faixas bem legais e de uma qualidade técnica insuperável. Escutem no PC ou convertam para MLP e escutem no Player pela fórmula acima.
http://www.2l.no/hires/index.html
Gostaria de deixar registrado aqui meus agradecimentos especiais ao amigo Rodrigues do HTF que compartilhou esta preciosa dica!