W-Horn, projeto detalhado dessa caixa de som lendária

Categorizado como Temas Diversos, Artigos Marcado com , ,
AudioKit | W-Horn, projeto detalhado dessa caixa de som lendária

Compartilhe:

A423346c 105b 4d97 b433 684fdf4b7ecc

W-Horn, a caixa

Trata-se de uma caixa do tipo corneta dobrada, projetada para reproduzir frequências graves com alta eficiência e pressão sonora.

Seu nome deriva do formato interno do duto acústico, que lembra a letra “W”. Não é bem uma caixa para uso residencial, mas certamente deve ser considerada como A CAIXA quando o assunto for graves, principalmente no uso em sonorização pública.

É a excelência na reprodução de graves, simples assim.

Mas como tudo na vida tem um preço, o dela é certamente o tamanho e o peso.

Whorn4 t

O trabalho do Marco

Abaixo posto algumas fotos desta verdadeira lenda criada com maestria pelo amigo Marco Garcia e que inclusive, pude ter aqui em casa por alguns bons dias.

Graças a esse trabalho do amigo que eu pude ouvir, conhecer e ficar tão impressionado a ponto de escrever esse post no site.

W horn 2020 12 24 091347

Projeto CCDB

Para quem não sabe, Cláudio César Dias Baptista (CCDB) foi um dos grandes nomes da engenharia de áudio no Brasil, reconhecido por seu trabalho e contribuição no desenvolvimento de caixas acústicas, amplificadores e instrumentos musicais.

Ele ganhou notoriedade como um dos fundadores do lendário grupo Patrulha do Espaço e pela sua forte ligação com Rita Lee e Os Mutantes — sendo irmão de Arnaldo Baptista, também membro da banda.

O Marco fez a partir do projeto adaptado (para um alto-falante nacional) por ele.

Por isso, aproveito para disponibilizar o artigo que data de 1982 que foi publicado na antiga revista Nova eletrônica.

Projeto do D. B. Keele Jr

No link abaixo, eu posto o projeto original W-Horn desenvolvido por D. B. Keele Jr um engenheiro brilhante que trabalhou em empresas lendárias como a JBL e a Electro-Voice.

Uma verdadeira lenda responsável por diversas patentes e muitos artigos, criou por exemplo o conceito de “Constant Directivity Horn”, algo que revolucionou os sistemas de PA e alto-falantes profissionais. Entre muitas outras contribuições no meio.

E por falar em CCDB

Ele deu um novo rumo em sua vida, mas pode ser encontrado aqui: http://www.ccdb.gea.nom.br/

E aqui um post legal com parte de suas obras no áudio:
http://www.ccdb.gea.nom.br/caixas_acusticas_ccdb_bin_1a_ibn.html

Ele escrevia muitos artigos e algumas de suas tiradas, eram famosas:

“Não copio. Recrio.
(resposta frequente quando perguntado sobre suas versões de projetos clássicos — ele reinventava ao seu modo)

Os ouvidos são os melhores instrumentos de medição. Os gráficos apenas ajudam.
(mostrando sua crença de que a experiência auditiva supera qualquer medição técnica)

A ciência é minha ferramenta. A arte é meu guia.
(sobre seu processo criativo entre técnica e sensibilidade musical)

Um bom projeto é aquele que respeita o som tanto quanto o construtor.

Meu objetivo não é vender som, é revelar o som que já existe.

O som verdadeiro não é o mais alto — é o mais fiel.”
(refletindo sua busca por fidelidade absoluta nos projetos de áudio)

Leia também

Compartilhe: