Dolby Atmos Surround com Taramps de 5″ modelo HD 250S (DIY)

Categorizado como Caixas Acústicas Marcado com ,
036 Diy

Compartilhe:

O que são?

As caixas Surround Atmos fazem parte do sistema de som Dolby Atmos e são responsáveis por criar um ambiente sonoro imersivo e realista. Colocadas ao redor da sala, elas reproduzem sons ambientes e efeitos sonoros de forma precisa e direcionada, permitindo que o som se mova livremente pela sala, incluindo no eixo vertical ao ouvinte. Na prática é a ultima palavra em sistemas surround com uma imersão realista de 360 graus para o ouvinte.

Quer montar a sua?

Entre em contato que posso te ajudar, seja com o gabinete ou com o crossover. Clique aqui!

O projeto

È uma caixa diferente e uma busca na internet mostrará alguns modelos com esse “aproach”. Basicamente uma caixa com o baffle inclinado em 30º cujo objetivo é ter o som o mais direcional possível… ou seja, nada de resposta fora do eixo muito poderosa e dominante. Ter boa sensibilidade e impedância amigável para que possa ser tocada com facilidade mesmo por receivers de entrada ou de baixa potência. A construção muito facilitada é a cereja do bolo.

Taramps de 5″ modelo HD 250S

Foram usados 2 Taramps de 5″ do modelo HD 250S, que são definidos pelo fabricante como ampla resposta (full range) e alta definição. Ou seja, é um projeto sem tweeter e a ideia inicial (do meu amigo) era apenas ligar e botar para tocar, sem qualquer filtro. Acontece que como eu previ, ao jogar os 2 alto-falantes nesse tipo de construção, ambos gerariam ganhos pelo efeito “corneta” e seria algo meio imprevisível pois cada um é inserido em profundidades diferentes no gabinete. O resultado prático não deu outra e a primeira audição foi uma tragédia em todos os sentidos, depois comprovada pelas medições.

Alguns links:

A construção

Pequena e sem qualquer complicação, pode ser montada por qualquer pessoa. Mesmo por aquelas com duas mãos esquerdas. 😁

Um problemão e a solução

A imagem das curvas de respostas que mostro abaixo tem um resumo bem simples. Basicamente há um ganho maior gerado pelo alto-falante posicionado mais ao fundo e toda a resposta é muito inconsistente por conta da resposta natural (e soma) dos alto-falantes. O mais louco disso tudo é que uma busca atenta na Internet nos mostrará que a curva “alvo” para esse tipo de caixa é algo que foge por completo do convencional e que temos como referência para a performance adequada da maioria das caixas acústicas.

A Dolby simplesmente estabeleceu como ideal um PICO absurdo em 7kHz, seguido de um VALE monumental em 10KHz… ou seja, se não bastassem todos os problemas, o maior de todos passa a ser em tentar ter uma curva de resposta que cubra essas exigências.

A curiosidade interessante é que por meios de filtros, podemos criar vales, mas nunca PICOS, só que em 7Khz já fomos agraciados com um generoso pico pelos Taramps HD 250 nesse tipo de construção.

Todos esses detalhes mostram que dificilmente caixas comerciais mesmo de bons fabricantes estejam cumprindo com excelência esse tipo de exigência e nos remete a um resultado muito bom como verão nos gráficos a partir dos filtros passivos que projetei. Resultado esse que dificilmente é atingido por grandes fabricantes para esse tipo de projeto.

Sugiro que vejam links como esses aqui para se situarem:

  • https://audioxpress.com/article/patent-review-virtual-height-filter-for-reflected-sound-rendering-using-upward-firing-drivers
  • https://www.audioholics.com/loudspeaker-design/dolby-atmos-elevation-speaker/dolby-atmos-elevation-speakers-p2
  • https://www.audioholics.com/soundbar-and-satellite-speaker-reviews/definitive-technology-a60-dolby-atmos-speaker/dolby-atmos-sound-quality-tests

A Saga em vídeo

Mostro toda a construção e detalhes. Assine o Canal! 🙂

DIY Dolby Atmos com Taramps de 5" HD250s ( Caixa de som Surround )
Assista a este vídeo no YouTube.
Copyright- Uso autorizado

Fotos finais

O acabamento foi bem simples, apenas com batida de pedra… 🙂

Compartilhe: