G26 – Uma releitura das lendárias Dynaco A25

Categorizado como Caixas Acústicas, Destaque Marcado com , , , ,

Dynaco A25

Desde o primeiro momento que coloquei as mãos nesse woofer de 10″, série Prestige da Seas eu não conseguia vislumbrar outra caixa que não fosse uma espécie de releitura das famosas Dynaco A25. Para quem não sabe, as Dynaco A25 são caixas lendárias introduzidas no mercado pela SEAS em 1969 e é possivelmente uma das caixas mais populares já produzidas em todos os tempos.. foram comercializadas mais de 1.000.000 de unidades o que não deixa de se impressionante, seja pela época ou pelo produto em si.

A Seas é um fabricante renomado de alto-falantes da Noruega que opera desde 1950.

E o mais curioso, que a Dynaco A25 agradava todos os seguimentos. Uma busca rápida e será fácil achar avaliações de revistas especializadas ou depoimentos de “audiófilos” extremamente críticos impressionados com uma performance dita como absolutamente correta.

Referências

Site da Seas:
http://www.seas.no/

Review Sterophile:
https://www.stereophile.com/content/dynaco-25-loudspeaker

Audio Review: http://www.audioreview.com/product/speakers/floorstanding-speakers/dynaco/a25.html

HifiEngine:
https://www.hifiengine.com/manual_library/dynaco/a-25.shtml

Os componentes eram casados a dedo com muito critério e o crossver era apenas um filtro de primeira ordem (capacitor) acrescido de um resistor para ajuste de sensibilidade entre as vias.

Video da construção

#1 - G26, fiz uma caixa de som DIY releitura das lendárias Dynaco A25 e SEAS A26 (DIY SPEAKER)
Assista a este vídeo no YouTube.
Copyright- Uso autorizado
Copyright- Uso autorizado
https://youtube.com/c/diyaudiovideos

A filosofia desse projeto

No meu caso, por não estar usando EXATAMENTE os mesmos componentes não sei se conseguirei fazer valer da mesma simplicidade, mas todo projeto será pautado pelo mais simples possível e isso eu posso garantir. Mas apenas com as medições dos componentes no gabinete e dentro de uma relação custo benefício, verei o que fazer e qual critério adotar, mas será sem duvida um belo desafio e como em todos os projetos, me dará grandes lições para uma boa aprendizagem…

Seas A26

Na parte final dessa jornada, preciso comentar um pouco sobre a solução que adotei para o crossover. Primeiro, mencionando que a própria SEAS lançou recentemente o modelo A26 que nada mais é que uma releitura oficial do projeto original da Dynaco A25.

Nesse projeto, eles usam o woofer Prestige A26RE4 que custa USD 140,00 e o tweeter Excel T35C-002 35mm que custa USD250,00, custo da unidade nos 2 casos.

Uma pesquisa mais atenta e será possível notar que o Tweeter na verdade é um Mid/Tweeter e por isso, é simples e seguro jogar no projeto com apenas um capacitor e fazer um casamento perfeito com o mid.

Tanto no projeto original das Dynaco A25 como no SEAS A26 atual, o crossover consiste de apenas um capacitor no tweeter e um resistor para casamento de sensibilidade.

O woofer trabalha com o “roll-off” natural sem qualquer filtro. Mas como nada é de graça, o tweeter Excel T35C-002 tem um extensão um pouco limitada e não sobre aos 20khz.

Minha solução

Caixa de som G26

No meu projeto, uso um woofer com resposta MUITO similar e tinha como premissa também não usar qualquer filtro e como podem ver nas curvas de respostas, consegui um casamento muito interessante com um crossover absolutamente simples.

Usei apenas um filtro de terceira ordem no tweeter e um resistor para casamento de sensibilidade. Na prática, usei 4 componentes contra 2 das caixas originais, mas consegui uma resposta extremamente plana e a caixa tem um comportamento maravilhoso, com um tweeter muito refinado e cativante como todos já sabem sobre o XT25 da Vifa.

O woofer apesar de ter um FS abaixo dos 30hz, não desce plano em toda essa extensão e nas simulações, consegui um melhor resultado em um gabinete selado, que entre outras coisas conferiu uma belíssima dinâmica para um woofer sem filtros, apenas tomei cuidado no amortecimento para garantir uma ótima resposta de transiente sem comprometer a performance como um todo.

As medições foram em “farfield” e por isso desprezo os gráficos abaixo dos 250hz pois a sala acaba impondo grandes alterações nesse range de frequência.

Uma comparação direta com a curva de resposta da SEAS A26, mostra uma grande similaridade com o projeto que desenvolvi, vejam abaixo:

http://www.seas.no/images/stories/diykits/a26/A26_FR_IMP.png

Não deixem de ver as referências abaixo:

Kit A26:
https://www.madisoundspeakerstore.com/2-way-speaker-kits/seas-a26-10-2-way-kit-pair-based-on-the-classic-a25/

Kit na Seas:
http://www.seas.no/index.php?option=com_content&view=article&id=475:seas-a26-kit&catid=66&Itemid=365

Vídeo da parte final

#2 - G26, fiz uma caixa de som DIY releitura das lendárias Dynaco A25 e SEAS A26 (DIY SPEAKER)
Assista a este vídeo no YouTube.
Copyright- Uso autorizado
Copyright- Uso autorizado
https://youtube.com/c/rediy

Galeria de fotos