
JBL EON 315
A JBL EON 315 é uma caixa de som portátil amplificada, projetada para uso em apresentações ao vivo, eventos e outras aplicações de áudio onde seja necessário um sistema de som robusto e de alta qualidade.
Potência e Desempenho:
- A EON 315 possui um amplificador de classe D com uma potência de saída de 400 watts (200 watts para o woofer de 15 polegadas e 200 watts para o tweeter de 1,5 polegadas).
- Essa potência permite que a caixa de som produza um som claro e potente, adequado para pequenos a médios eventos.
- JBL EON 315 é projetada para ser portátil, com alças integradas que facilitam o transporte e é bem robusta
- A EON 315 oferece uma variedade de entradas, incluindo XLR, 1/4″ e RCA, permitindo a conexão de diferentes fontes de áudio, como microfones, instrumentos e dispositivos de reprodução de música.
- Há controles de equalização embutidos, como ajustes de graves, médios e agudos, além de um controle de volume geral.
- Utiliza um woofer de 15 polegadas e um tweeter de 1,5 polegadas com guia de onda, proporcionando uma resposta de frequência ampla e um som bem equilibrado.
Manuais e folhetos técnicos JBL EON 315

Defeitos muitas vezes sem solução da JBL EON 315
Por ter uma eletrônica embarcada relativamente complexa também é muito comum não ter uma solução em definitivo quando a JBL EON 315 começa a apresentar problemas.
Seja pelo emprego de componentes SMD, pela fonte chaveada, pela escassez de peças para reposição ou ainda de profissionais interessados em sanar os problemas.
O problema ganha outra dimensão a medida que tem bons alto-falantes mas sem a eletrônica não funciona, a caixa perde totalmente a utilidade, dentro de um investimento relativamente alto.





JBL EON 315 – A minha solução definitiva
Desenvolvi um crossover passivo e descartei toda a eletrônica embarcada. Agora, pode ser usada com qualquer amplificador e ganha um vida útil sem surpresas e muita qualidade sonora.
Os alto-falantes são interessantes, apesar da impedância baixíssima do Woofer JBL M115-2 que pode ser uma “pegadinha” perigosa dependendo do projeto do crossover passivo e do amplificador a ser usado. Não recomendo que façam sem equipamentos de medições e projetos adequados. Utiliza do Driver 2414H-1
Mas como podem ver, consegui na curva de impedância com o menor ponto em 3.5ohms o que considero muito bom e amigável para qualquer amplificador minimamente decente do ambiente profissional.
A curva de resposta final ficou bem plana e agora, temos finalmente duas caixas que voltam ao trabalho depois de muito tempo paradas sem solução.
Sobre o som, é uma caixa para um público bem definido, mas com o crossover passivo consigo uma resposta bem plana e agradável aos ouvidos, mesmo quando o critério é musicalidade e fidelidade, além da já conhecida capacidade de gerar altíssimo SPL.









JBL EON 315 – Vídeo da modificação
https://youtube.com/c/diyaudiovideos