JBL EON 315 – Reparo definitivo com a inclusão de um crossover passivo

Categorizado como Caixas Acústicas Marcado com , ,

Considerações

A Série de caixas EON da JBL é muito conhecida e usada em todos os lugares.

Mas por ter uma eletrônica embarcada relativamente complexa também é muito comum não ter uma solução em definitivo quando começa a apresentar problemas. Seja pelo emprego de componentes SMD, pela fonte chaveada, pela escassez de peças para reposição ou ainda de profissionais interessados em sanar os problemas.

Como é um investimento relativamente alto e para evitar de deixa-las abandonadas, descartei toda a eletrônica e fiz um novo crossover passivo.

Vídeo da modificação

JBL EON 315 - Fiz um crossover passivo como reparo definitivo dessas caixas #diy #diyaudio #ad
Assista a este vídeo no YouTube.
Copyright- Uso autorizado
Copyright- Uso autorizado
https://youtube.com/c/diyaudiovideos

Crossover passivo

Os alto-falantes até que são interessantes para essa aplicação, apesar da impedância baixíssima do woofer que pode ser uma “pegadinha” perigosa dependendo do projeto do crossover passivo e do amplificador a ser usado.

Foto ilustrativa

Mas como podem ver, consegui na curva de impedância com o menor ponto em 3.5ohms o que considero muito bom e amigável para qualquer amplificador minimamente decente do ambiente profissional.

A curva de resposta final ficou bem plana e agora, temos finalmente duas caixas que voltam ao trabalho depois de muito tempo paradas sem solução.

Sobre o som, é uma caixa para um público bem definido, mas com o crossover passivo consigo uma resposta bem plana e agradável aos ouvidos, mesmo quando o critério é musicalidade e fidelidade, além da já conhecida capacidade de gerar altíssimo SPL.

Galeria de fotos