[ Parte 1 ] – [ Parte 2 ] – [ Parte 3 ]
Apenas um Tweeter toca perfeitamente e o outro nem sinal, parti então para um trabalho complicado e consegui desmontar por inteiro o tweeter para ter acesso ao diafragma/reparo. Tive que parar tudo até ter acesso a uma L U P A verdadeiramente poderosa e que me permitisse “catar” as pontas das bobinas, para então bolar uma solução de reparo e remontagem.
Não sei se minhas vistas já estão cansadas, mas a questão é que olho para bobina e vejo algo como um fita larga e não um simples “enrolamento”. Isso dá a dimensão do quanto fino é o fio, mas se eu conseguir, será o meu maior feito com audio DIY…
Como sou um cara essencialmente otimista ainda mais por ter comprovado o quanto o tweeter é fabuloso, vai dar certo… rs
Aproveitando uma madrugada que estava sem sono e no silêncio perfeito da noite parti para essa delicada cirurgia e um bom tempo depois, já tinha a certeza do sucesso. Consegui desmontar tudo com precisão, catar as pontas da bobina, ajustar, remontar e acordar o tweeter… .
Abaixo umas fotos macros para que tenham uma noção do problema. Não limpei nada pois as marcas do tempo e sujeira fazem parte do processo para facilitar a remontagem, ao final que darei um trato na parte externa.
Se fosse hoje em dia, um bicho desse custaria uma verdadeira fortuna, tudo é usinado, parafusado e não tem nada meia sola, nada de descartável. Quanto mais desmonto, mas surpreso fico. Não sei o final dessa novela, mas ao Marcão já sou grato apenas por ter acesso a isso.
Tarefa perfeita, continuo depois com os Mids e os Woofers….